- Os professores estão preparados para incluir?
- As escolas estão adaptadas para todos os tipos de inclusão?
Para que consigamos efetuar a inclusão de crianças portadoras de deficiência em escolas regulares é importante que os professores e a comunidade escolar, na busca de um trabalho efetivo, tenha capacidade de desenvolver recursos próprios, pois são muitos os problemas enfrentados pelos professores quando se trata de inclusão, onde existem muitas dificuldades que acabam atrapalhando esse processo.
Nem todas as escolas estão preparadas para receber o aluno portador de deficiência por vários motivos, entre eles: infra-estrutura adequada, a comunidade escolar (professores, diretores, demais funcionários) não se sente preparada para atender adequadamente as necessidades dessas crianças.
A escola deve estar disposta em receber e principalmente desenvolver este novo sistema com a adequação necessária, pois não basta somente aceitar essas crianças, se os professores ou até mesmo a comunidade escolar ainda não está preparada para a sua realização.
A inclusão escolar não é um processo rápido, automático, é sim um desafio a ser enfrentado devido a vários motivos, mas principalmente pela falta de professores habilitados e de estruturas físicas adequadas. A inclusão deve ser responsabilidade de toda a comunidade escolar que deve sentir-se comprometida facilitando assim a plena integração do deficiente.
ola sou professora e gostaria de saber, quantos alunos de inclusão devem ser colocados dentro da sala de aula por lei? Grata Élide Caetano
ResponderExcluir