quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Inclusão ou Integração?

Inclusão

A escola inclusiva é aquela onde o modelo educativo subverte essa lógica e pretende em primeiro lugar, estabelecer ligações cognitivas entre os alunos e o currículo, para que adquiram e desenvolvam estratégias que lhes permitam resolver problemas da vida cotidiana e que lhes preparem para aproveitar as oportunidades que a vida lhes ofereça. Às vezes, essas oportunidades lhes serão dadas, mas na maioria delas, terão que ser construídas e, nessa construção, as pessoas com deficiência terão que participar ativamente.
    A efetivação da inclusão exige a superação de vários desafios, como:
* estabelecimento de novas formas pedagógicas;
* capacitação dos professores para saberem lidar com diferentes problemáticas;
* aprendizagem das famílias e dos alunos para aceitar as diferenças;
* a participação ativa da criança deficiente no seu processo de inclusão;

Inclusão ou Integração?

    Apesar de terem objetivos aparentemente iguais, ou seja, a inserção de pessoas com deficiência na sociedade, os movimentos sociais de inclusão e integração representam filosofias diferentes. O quadro abaixo nos mostra essa diferença:

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