quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Para refletir...

" A escola inclusiva provoca uma crise de identidade institucional, que, por sua vez, abala a identidade dos professores e faz com que seja ressignificada a identidade do aluno. O aluno da escola inclusiva é outro sujeito, que não tem uma identidade fixada em modelos ideais, permanentes, essenciais. (MANTOAN, 2003.p.32) "

Mapa Conceitual sobre Inclusão

Abaixo segue o mapa conceitual feito pelo grupo, sobre o que já sabemos sobre Inclusão:


Abraços, Grupo Inclusão

Certezas temporárias e Dúvidas provisórias

Olá! Segue abaixo as certezas temporárias e dúvidas provisórias do nosso grupo em relação à INCLUSÃO:

Certezas temporárias:
- Há uma lei que regulariza a inclusão escolar, como obrigatória.
- Muitas escolas estão adaptando seu espaço físico para receber estes alunos incluídos, mas não são todas.
- A maioria dos professores não estão preparados para trabalhar com as diversas deficiências que podem surgir em suas salas de aula, pois cada uma tem suas peculiaridades e necessidades especiais diferentes.
- A simples inserção destas crianças na escola, não significa a inclusão, enquanto isto acontecer estarão apenas integradas nas normas e convívios da escola, porém, sem realmente estarem sendo parte ativa do processo de aprendizagem.
- Alunos com alguma necessidade especial, possuem uma professora monitora que os acompanha nas salas de aula.
- Inclusão e integração são dois termos diferentes.
- A possibilidade de respeitar as diferenças e conviver com elas, traz muitos benefícios e aprendizagens para toda a instituição escolar.

Dúvidas Provisórias:
- O que é inclusão? Quem deve ser incluído?
- Diferenças entre incluir e integrar?
- Os professores estão preparados para incluir?
- As escolas estão adaptadas para todos os tipos de inclusão?

Abraços